Problemas Ambientais

Marcadores:

"Os problemas ambientais são conseqüências da intervenção humana nos diferentes ecossistemas da Terra, causando desequilíbrios ambientais que comprometem a qualidade de vida".


Problemas Ambientais:


Poluição:

A poluição é geralmente consequencia da atividade humana. E causada pela introdução de substâncias, que normalmente não estão no meio ambiente ou existem em pouca quantidade. Poluente é o detrito introduzido num ecossistema que não suporta as quantidades que são nele introduzidas ou, não adaptado a ele. Exemplos de poluentes são as fezes humanas ou o gás cabônico(CO²).
O CO² das fogueiras dos homens primitivos não era poluente, já que era facilmente reciclado pelas plantas. O mesmo gás, já que consumido em quantidades muito maiores, é poluente e contribui para o agravamento do conhecido “efeito estufa”.
As fezes humanas, quando jogadas em poucas quantidades em lagoas não são consideradas poluentes porque são decompostas por microorganismos da água. Mas quando jogadas em grande quantidade, impedem a capacidade de reciclagem da lagoa e causam a morte da maioria dos organismos; nesse caso, são poluentes.


Desmatamento e extinção das espécies:

O desmatamento é um dos maiores responsáveis pelo aquecimento global, diminuição de recursos hídricos do planeta e também, pela extinção de milhares de espécies que vivem nos ecossistemas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies por dia em conseqüência do desmatamento.
Dentre outras conseqüências, o desmatamento provoca degradação do solo, desertificação e erosões.


Chuva ácida:

A chuva ácida é uma das principais conseqüências da poluição do ar. Quando o carvão ou derivados do petróleo são queimados, liberam resíduos gasosos. A reação dessas substâncias com a água forma ácido nítrico e acido sulfúrico, presentes na chuva ácida.
Os poluentes do ar são carregados pelos ventos, que viajam milhares de quilômetros; assim, a chuva ácida pode cair a grandes distâncias das fontes poluidoras, prejudicando outros países.


Planeta superlotado:

A população humana está crescendo em 100 milhões de pessoas por ano, o que significa mais de um bilhão de pessoas para a próxima década.
O crescimento das populações humanas aumenta terrivelmente os problemas que a Terra enfrenta. Eis alguns deles:
· Maior necessidade de energia
· Maior pressão de consumo
· Mais bocas para nutrir


Buraco na camada de ozônio:

A camada de gás ozônio (O³) é um eficiente filtro de ultravioleta. Detectou-se um grande “buraco” na camada de ozônio, logo acima do Pólo Sul; este buraco tem aumentado a cada ano, chegando à extensão da América do Norte. Acredita-se que os maiores responsáveis sejam gases chamados CFC (clorofluorcarbonos). Esse gás é utilizado em aparelhos de refrigeração, sprays e na produção de materiais como, por exemplo, o isopor.

Poluição da água:

O acúmulo de certos detritos inertes também interfere na transparência da água do mar, de rios e de lagoas e compromete a realização de fotossíntese.
O despejo de esgoto no mar pode tornar impróprias para banho, transformando-as em fontes de contaminação por vírus ou bactérias. Esgoto orgânico, doméstico ou industrial pode acabar “matando” o ecossistema.
As cadeias alimentares marinhas são também afetadas pela poluição da água.


Cidades sufocadas:

O fenômeno conhecido como inversão térmica, bastante freqüente em cidades como São Paulo, traz sérios problemas de saúde à população. Ele é assim explicado: normalmente, as camadas inferiores de ar sobre uma cidade são mais quentes de que as superiores e tendem a subir, carregando as poeiras em suspensão. Os ventos carregam os poluentes para longe da cidade grande. No entanto, em certas épocas do ano, há fatores que favorecem o fato de camadas inferiores ficarem mais frias que as superiores.
O ar frio, mais denso, não sobe; por isso, não há circulação vertical e a concentração de poluentes aumenta. Se houver além disso falta de ventos, um denso "manto" de poluentes se mantém sobre a cidade por vários dias.


Efeito estufa:

O efeito estufa é um mecanismo atmosférico natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários à preservação da vida. Se não houvesse a proteção do efeito estufa, os raios solares que aquecem o planeta seriam refletidos para o espaço e a Terra apresentaria temperaturas médias abaixo de -10oC.
Ocorre que, com a queima de florestas e a exagerada utilização de combustíveis fósseis, grandes quantidades de CO2 têm sido lançadas na atmosfera. A emissão desenfreada desse e de outros gases acentua o efeito estufa, a ponto de não permitir que a radiação solar, depois de refletida na Terra, volte para o espaço. Isso bloqueia o calor, aumentando a temperatura do planeta e provocando o aquecimento global.
Para se discutir o problema e encontrar soluções, várias reuniões internacionais têm sido realizadas. O principal documento aprovado até agora é o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, que estabelece metas de redução dos gases para diferentes países.


Aquecimento global:

Trata-se do aumento da temperatura média da superfície terrestre. Alguns cientistas acreditam que, em breve, as temperaturas médias poderão estar entre 1,4oC e 5,8oC mais altas, quando comparadas às temperaturas de 1990. Segundo alguns pesquisadores, o aquecimento global ocorre em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente os derivados da queima de combustíveis fósseis. Esses gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes de difícil dispersão, provocando o efeito estufa. Entre as principais consequências do aquecimento global, os cientistas apontam:

· Aumento do nível do oceanos
· Desertificação
· Ampliação do número de furacões
· Surgimento de violentas ondas de calor

0 comentários:

Postar um comentário